LULA PRESO POLÍTICO

LULA PRESO POLÍTICO

sábado, 25 de janeiro de 2014

Comissão pela liberdade dos 5 de Cuba terá sessões em Londres


Da Prensa Latina

Via Solidários

A Comissão Internacional que terá sessões em Londres nos dias 7 e 8 de março próximo reforçará o chamado de liberdade para os antiterroristas cubanos ainda presos nos Estados Unidos, afirmou a ativista belga Katrien Demuynck.

Esta será uma reunião, que por seu apoio em massa tanto de personalidades como do grande público pode ter um impacto importante, embora ao mesmo tempo resultasse um grande desafio, expressou Demuynck, coordenadora européia da campanha pela liberdade de Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Antonio Guerrero e Fernando González.

Nós partimos do fato de que já são 15 anos de injusta prisão e temos a insatisfação de que se tem feito muito na campanha em nível mundial, mas não o suficiente para conseguir sua liberdade, disse.


René González, julgado junto com eles, já está em Cuba porque cumpriu sua condenação, destacou em diálogo via telefônica desde a Bélgica com a Prensa Latina.

A Comissão — disse — estará liderada por um prestigioso júri internacional, integrado, entre outros, pelo ex-presidente do Supremo Tribunal da Índia Yogesh Kumar Sabharwal, o ex-magistrado da Corte Constitucional da África do Sul, Zakeria Mohammed Yacacoob, e o ex-presidente da Suprema Corte de Justiça da França, Philippe Texier.

Também está confirmada “a presença da destacada escritora estadunidense Alice Walker, ganhadora do prêmio Pulitzer por seu livro El color púrpura; e do ex-promotor geral dos Estados Unidos Ramsey Clark”.

Além disso, contarão com a participação de familiares dos Cinco e testemunhas do terrorismo contra Cuba, segundo comentou Demuynck, fundadora em território belga da Iniciativa Cuba Socialista e do evento Che Presente.

A Comissão Internacional de Investigação será dividida em cinco sessões que terão lugar na Law Society de Londres. A coordenadora do comitê europeu argumentou que “a última sessão debaterá sobre as condições de detenção dos Cinco em Miami e o direito de visita dos familiares”.

Reiterou que para dar promoção ao encontro foi lançada em 30 de outubro passado a página na internet http://www.voicesforthefive.com/voices/es/.

Segundo o programa, também terá lugar um grande concerto solidário, onde esperam reunir cerca de 2 mil participantes. Entre os artistas convidados estarão os reconhecidos intérpretes cubanos Omara Portuondo e Eliades Ochoa, “que já confirmaram sua participação”.

Nenhum comentário: