LULA PRESO POLÍTICO

LULA PRESO POLÍTICO

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Manchetômetro: eleitor denuncia Jornal Nacional por privilegiar Aécio


Uma hora, vinte e dois minutos e vinte e seis segundos. Esse é o tempo, de acordo com oManchetômetro(link is external), que o Jornal Nacional, principal telejornal do país, dedicou a críticas à Dilma Rousseff em 2014, ano eleitoral. Seu principal adversário, Aécio Neves, foi criticado por cinco minutos e trinta e cinco segundos - ou seja, 15 vezes menos. O PT, partido de Dilma, recebeu quase três horas e meia de notícias contrárias, enquanto as críticas ao PSDB, de Aécio, duraram praticamente um terço desse tempo.
Em relação a notícias positivas, Dilma recebeu três minutos e trinta e cinco segundos, contra sete minutos e quarenta e dois segundos favoráveis a Aécio.
Baseado neste desalinho editorial do JN, o eleitor Osvaldo Ferreira formalizou uma denúncia ao MInistério Público Federal (MPF) sobre a atuação do telejornal. “Que o MPF apure, mediante as provas juntadas, desvio de função da Rede Globo de Televisão, como concessionária do espectro eletromagnético nas transmissões televisivas em desfavor de um partido político, “in casu” o PT, justamente em um ano eleitoral”, solicita Ferreira. Ele ressalta que a regulação das transmissões televisivas, conforme a Constituição Federal, “devem seguir os parâmetros legais vigentes para todo serviço público, sob concessão ou não, quais sejam, a supremacia do interesse público, da transparência”.
Manchetômetro é uma ferramenta criada pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (Lemep), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), para mediar as manchetes favoráveis e contrárias aos principais candidatos e partidos nessa corrida eleitoral. Na apresentação, o Manchetômetro é explicado como uma ferramenta que não tem nenhuma filiação partidária ou comprometimento com grupos econômicos.
Leia a denúncia inteira aqui(link is external), divulgada pelo site Viomundo, a partir de postagem do Jornal GGN.
Postar um comentário