LULA PRESO POLÍTICO

LULA PRESO POLÍTICO

sábado, 6 de dezembro de 2014

Mortalidade infantil cai pela metade em 10 anos

Foto: Cesar Brustolin/SMCS (arquivo)



Em uma década, o Brasil reduziu à metade sua taxa de mortalidade infantil. Os dados foram divulgados ontem (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com os números do instituto, em 2003, de cada mil brasileiros nascidos vivos, 29,7 morriam antes de completar um ano de idade. Em 2013, este número baixou para 15.

A medição é feita desde 1980, quando a mortalidade infantil era de 69,1 a cada mil nascidos vivos – uma variação de 78,3% em relação a 2013.

Outro dado importante é a taxa de mortalidade na infância, que considera crianças até os cinco anos. Neste caso, o Brasil registra 17,4 por mil nascidos em 2013.

A redução de 49,5% deu ao Brasil a oportunidade de cumprir, antes do prazo, mais um dos Oito Objetivos do Milênio, propostos pelas Organizações da Nações Unidas (ONU). Esse conjunto de metas foi organizado em setembro de 2000 pelos governos de 191 países-membros, com a finalidade de tornar o mundo um lugar “mais justo, solidário e melhor para viver” até o ano de 2015. Ao Brasil, resta uma última meta a bater: a redução em 75% a taxa de mortalidade materna, índice que já caiu 50%.

Conheça algumas ações federais que contribuíram para a queda desses índices na última década no site O Brasil da Mudança: http://brasildamudanca.com.br/saude/saude-da-mae-e-da-crianca

Postar um comentário