LULA PRESO POLÍTICO

LULA PRESO POLÍTICO

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Contribua para biografia de Pedro Casaldáliga (financiamento coletivo)

um-bispo-contra-todas-cercas-176636


Pedro Casaldáliga, catalão radicado no Brasil, merece um livro que o biografe e foque em sua luta contra a escravidão, contra a opressão aos povos indígenas, contra o latifúndio, contra todas as cercas, durante os anos de arbítrio que passou no Brasil desde que chegou aqui em 1968 até o fim da ditadura. Um livro que mostre que, mesmo depois do fim da ditadura, ele continuou sua luta e recebendo ameaças. Este é o projeto “Pedro do Araguaia, um bispo contra todas as cercas”, idealizado pela jovem jornalista Ana Helena Tavares, editora do “Quem tem medo da democracia?”.

É um projeto que pretende ter rigor jornalístico, ouvindo várias versões e pesquisando diversas fontes. Além de documentos já trazidos do Araguaia, Ana Helena entrevistará pessoas ligadas ao bispo e voltará ao Araguaia. Se tiver oportunidade, irá também à Catalunha, território espanhol onde o bispo nasceu.

Este projeto busca financiamento coletivo, de modo que Ana Helena possa a ele se dedicar, visando, primordialmente, a difusão da história de Dom Pedro Casaldáliga, hoje bem menos conhecida no Brasil do que o necessário para servir de exemplo.

A partir de 10 reais, quem doar terá seu nome incluído entre os colaboradores da obra. Quem doar 30 reais, receberá o arquivo .pdf do livro. Doando 50 reais, o colaborador ganhará o cd “Pedro, Povo e Poesia”, com poemas de Pedro Casaldáliga, sendo todos dele, alguns declamados pelo próprio. E quem doar 80 reais receberá em casa, além de tudo, o livro impresso. Doações maiores são, claro, bem-vindas. A cada 80, um CD e um livro impresso. 160, dois CDs e dois livros impressos, assim por diante. Também é possível optar por doar sem receber recompensa, nesse caso o valor será todo computado como colaboração.

Não custa frisar: o exemplo de pessoas de coragem e os testemunhos de quem conviveu com tais pessoas são elementos vitais para a construção de uma nação. Todos valores doados para este projeto serão revertidos em um Brasil com mais memória.

QUEM PUDER COLABORAR, BASTA ENTRAR NO LINK ABAIXO E CLICAR EM “QUERO CONTRIBUIR”. São aceitas colaborações em cartão de crédito e boleto bancário. A campanha de arrecadação ficará no ar até 30 de maio de 2015.


Ana Helena Tavares é carioca, nascida no ano das “Diretas Já!”. Jornalista, membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), entrevistou durante cinco anos quase 30 pessoas que resistiram à ditadura. Tais relatos serão publicados brevemente em livro, pela Geração editorial. que deverá se chamar “Ditadura: o problema é ter medo do medo”. Um dos relatos colhidos foi o de D. Pedro Casaldáliga, bispo emérito da prelazia de São Félix do Araguaia. Foi uma viagem que mudou a vida de Ana Helena. E agora ela quer dedicar-se a fazer um livro só para Dom Pedro, só para as “causas da vida”, que ele a pediu para jamais abandonar.
Postar um comentário