LULA PRESO POLÍTICO

LULA PRESO POLÍTICO

terça-feira, 28 de abril de 2015

Enciclopédia americana afirma que Globo é subsidiada pelo Tio Sam





"Mais uma contribuição do blog "O Cafezinho" para os 50 anos da TV Globo.

Estudando as edições do "Globo" nos primeiros meses de 1964, quando o jornal aos poucos vai assumindo o protagonismo do golpe civil-militar contra João Goulart, encontro, no dia 19 de março daquele ano, um editorial na primeira página que me pareceu positivamente engraçado.

É um texto irritadíssimo.

"O Globo" descobrira que uma das mais tradicionais editoras norte-americanas, a "Harper", havia impresso uma enciclopédia na qual inserira um verbete para a imprensa brasileira, e citava "O Globo".

E o que dizia o verbete?

O próprio "Globo" informa: “A Worldmark Encyclopedia of the Nations – editada pela Worldmark Press, Inc – Harper and Row, de Nova York, no verbete referente à imprensa no Brasil, ao lado de outros erros, define este jornal como “conservador, subsidiado pelos Estados Unidos“.

Pausa para rir por 50 anos.

Acho que a definição da "Harper" (hoje adquirida por Rupert Murdoch) poderia ganhar um prêmio internacional da síntese mais resumida e objetiva sobre uma empresa.

50 anos de Globo, 50 anos de golpe.



Postar um comentário