LULA PRESO POLÍTICO

LULA PRESO POLÍTICO

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Rim artificial é criado com impressora 3D


Via Contexto Livre

As impressoras 3D estão decolando e em medicina não estão ficando para trás. Agora, um grupo de estudantes de engenharia química da Universidade de Connecticut (EUA) conseguiram, mediante impressão 3D, desenvolver dois protótipos de um rim artificial.

Este avanço pode ser uma excelente alternativa para a diálise ou transplante do órgão, sendo a primeira uma solução temporária e cara, e a segunda um problema, devido a elevada procura deste tipo de órgão.

"O objetivo do projeto era conseguir que esses estudantes combinassem a mais recente tecnologia e seus conhecimentos de engenharia química aprendidos em seus quatro anos de faculdade, para resolver um problema técnico que marcaria um antes e um depois", diz o professor Anson Ma, responsável pelos estudantes.

Dito e feito. Os estudantes criaram um desenho da parte exterior de um rim artificial utilizando o software AutoCAD e, em seguida, transferiram o modelo para a impressora 3D. O rim foi criado com um tamanho de 12 cm de comprimento por 6 de diâmetro, que simboliza o tamanho médio de um rim adulto.

Os alunos explicaram que só criaram a carcaça do rim, porque o nível de impressão 3D atual não é suficientemente preciso para imprimir uma estrutura que possa filtrar o sangue.

"Membranas de fibras ocas são instaladas no interior, para fazer a função de filtragem. O rim é então é lacrado. Além disso, um líquido será distribuído no exterior das membranas, e no interior da "carcaça", que fará o fluxo de componentes do sangue. O exterior da carcaça pode ser usado como um substrato para o crescimento de material biológico e facilitar a integração no corpo ", diz Anson Ma.

Como funciona a bio-impressão:

Postar um comentário