LULA PRESO POLÍTICO

LULA PRESO POLÍTICO

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Vídeo mostra o que acontece quando dois homens, um branco e um negro, carregam armas pela rua

Black-vs-white-open-carry-708x350
Via Pavablog

Publicado no Extra
Um vídeo gravado no estado de Oregon, nos Estados Unidos, tem gerado muita repercussão e debates sobre racismo nas redes sociais. A gravação mostra dois homens, um branco e um negro, carregando fuzis AR-15 [1] nas costas. Pela legislação do estado, os cidadãos de Oregon podem comprar e carregar alguns tipos de armas sem necessariamente ter uma licença [2]. Mas a reação dos policiais mostra que nem sempre a lei é aplicada de forma igual para todos. Até agora, mais de 490 mil pessoas já assistiram à gravação no YouTube.
O vídeo começa com o homem branco sendo abordado por um policial, que pede para ver sua identidade. O homem se recusa a mostrar, e então o policial pergunta por que está carregando um fuzil pela rua. Em seguida, aparece o homem negro [3] carregando a arma, em uma outra rua. Em vez de abordá-lo de forma educada, como ocorreu na primeira situação, um outro policial aponta a arma para ele e manda deitar no chão. Poucos minutos depois, outros quatro carros de polícia chegam para dar reforço à patrulha. No fim das contas, o homem é revistado e levanta do chão – mas sem a arma. Segundo um dos atores do vídeo, o objetivo da gravação foi chamar a atenção para os direitos dos cidadãos, que devem ser os mesmos para todos, independentemente da cor da pele.


*****

Nota Claudicante:

[1] O fuzil AR-15 é uma arma de guerra!

[2] Pessoas podem portar uma arma de guerra, sem licença. Que sociedade doente a dos EUA, por isso vivem matando pessoas em suas intermináveis guerras, como quem joga videogame.

[3] No Brasil as abordagens a pardos e negros pobres são bem mais violentas.
Postar um comentário