LULA PRESO POLÍTICO

LULA PRESO POLÍTICO

sábado, 27 de junho de 2015

Reputação Ilibada

FHC-Gerdau-Alckmin-Odebrecht
Muito já se escreveu – e ainda se escreve – sobre o que seja a tal de “reputação ilibada”, expressão consagrada na Constituição Federal.
A tradição oriental faz com que pessoas sobre as quais recaiam mínimas suspeitas de não possuírem reputação ilibada se matem, abandonem a vida pública, vendam seus negócios…
No Brasil o que fazem as pessoas de reputação ilibada? Reúnem-se para jantar.
Nosso modelo cultural, do tipo colonizados e “os outros sempre são melhores que nós” nos faz tomar como ditado principal “o exemplo deve vir de cima”. É o velho espírito subserviente que nos domina há quinhentos anos.
E quando vemos uma imagem como essa – de homens que podem ter o que bem quiserem, menos a tal da reputação ilibada – somos tomados por uma profunda admiração: nosso sonho mais íntimo é ser como eles. Sentimos inveja por não estarmos ali, naquela mesa.
Mas há um outro que também sente inveja por não pertencer ao seleto grupo. E que pensa ter a mesma reputação ilibada que seus ídolos ali sentados.
Essa imagem e o fato de que nada tem feito o invejoso – ou há de fazer – contra eles é o retrato mais puro de um Brasil que precisa acabar.
Não é a miséria ou a fome o nosso maior problema, Nosso maior problema é aceitarmos quietos cenas como essas e juízes que fazem de tudo para poderem sentar ao lado dessa gente.
Gente de reputação ilibada…
Postar um comentário