LULA PRESO POLÍTICO

LULA PRESO POLÍTICO

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Você sabe o que é racismo de classe?



Um jovem negro e pobre teve o seu rosto exposto em todos os jornais, tevês e dispositivos desse país. É o assassino, o grande culpado por uma morte na zona rica da cidade. Sua mãe veio logo em seguida, sugada pelo noticiário como desequilibrada e incompetente na arte de criar os filhos.
Agora, surge um assassino confesso. E aí?
Como fica a imagem do jovem, o bode expiatório às pressas? Como fica a mãe dele, a dona Jane Camilo, criminalizada por gente sem escrúpulo como os racistas demagogos do Instituto Liberal? E a imprensa que correu para publicar suas fotos antes mesmo dos depoimentos, violando gravemente direitos de imagem e prejudicando suas vidas? O que dirá agora?
O desejo dos racistas é um só, não se enganem: enfiar todos os jovens negros e pobres na cadeia ou, quando muito, em bairros miseráveis da periferia. A segregação social é o ideal final.
Eu torço para que alguma organização arranje um excelente advogado (que se estiver me lendo, pode se apresentar) para processar de modo estratosférico todos os meios de comunicação, funcionários públicos ou privados e outras pessoas que expuseram indevidamente a família.
Os “culpados”, se efetivamente culpados, igualmente não podem ter sua imagem exposta de modo tão grotesco assim, ainda mais quando se tratam de crianças e adolescentes. As vítimas das vítimas, como disse brilhantemente, mesmo em seu luto, a ex-esposa do médico morto na Lagoa.
Torço por justiça de todas as vítimas da(s) violência(s). Por todas. Tratando-se de pessoas pobres sendo violentadas por gente “meritocrática”, então, a justiça é ainda mais necessária.
Pouco importa se é dona Jane Camilo ou qualquer outra mãe. O objetivo final é de classe, é racista.
PS. O racismo de classe é um termo essencial nos tempos atuais, discutido por Wallerstein e Balibar em “Raza, clase y nación”, recomendo.
Postar um comentário