LULA PRESO POLÍTICO

LULA PRESO POLÍTICO

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Marco Aurélio Mello dá uma aula sobre ser juiz ao “linchadores” do Roda Viva. Assista


Por Fernando Brito, em seu blog
A participação do Ministro Marco Aurelio Mello no Roda Viva, que reproduzo acima, foi uma aula de serenidade que cabe a um juiz, diante de uma banca, em sua maioria, composta de linchadores.
Você verá, desde o início, como é arrogante o pensamento de jornalistas que não só se arrogam à posição de julgadores e de julgadores unilaterais, que sequer querem ouvir argumentos de ponderação.
Embora a selvageria de José Nêumane Pinto, uma alma decaída ao fascismo, mereça destaque, a maioria se comportava também de forma além do opinativo e vai à tentativa de imposição de ideias ao entrevistado.
A parte mais densa da argumentação do Ministro, a 1h22min do vídeo abaixo, diz respeito ao que já chamei aqui de “Feirão da Delação”, que se assemelha a um tipo de confissão (contra terceiros) obtida mediate a tortura do prolongamento da prisão.
“Não compreendo alguém ser enviado ao xilindró e mantido lá até haver delação premiada, algo errado está havendo. Não estou pressupondo que haja invencionice dos delatores, ou melhor dos colaboradores do Judiciário, o que não compreendo é que se prenda, invertendo o princípio constitucional, que se prenda para fragilizar o ser humano e ele vir a delatar. Sob minha ótica científica, isso está acontecendo”.
Assista, vale a pena para recuperar um pouco a crença na Justiça.