LULA PRESO POLÍTICO

LULA PRESO POLÍTICO

sábado, 4 de junho de 2016

Vamos falar sobre a lei Rouanet e o fomento à cultura?




Com os cortes de gastos e Ministérios do governo de Michel Temer, já iniciado sob o mando da presidenta Dilma Roussef, e o quase-fim do Ministério da Cultura, um verdadeiro embate nacional teve início. Qual o lugar da cultura em nosso país?

Enquanto o governo ilegítimo pretendia desmontar as políticas públicas voltadas para a Cultura, apoiados por sub celebridades de péssimo gosto, como Lobão e Alexandre Frota, sedes do Ministério da Cultura foram ocupadas em todos os 27 estados brasileiros. Com o recuo do presidente interino e a volta parcial do MinC e de sua estrutura, as ocupações persistiram e tem um objetivo claro: ser mais um front de resistência contra a retirada de direitos e os retrocessos que tentam passar os gansters da política nacional. 

Na última semana, alguns desses "apoios" vieram a público fazer ameaças a queridos artistas comprometidos com a luta democrática e da cultura do Brasil, como Tico Santa Cruz e Monica Iozzi, dizendo que a "CPI da Lei "Rouanet" ia investigar os artistas favorecidos com o fomento de milhões de reais para "grupos restritos" da cultura.

No dia de hoje, veio a público uma lista com os maiores receptores dessas quantias. Esperamos que levem ao cabo esse discurso... Mas é bem improvável, quando vemos que as organizações Globo, pela Fundação Roberto Marinho, o Itau e outras grandes corporações e institutos foram as maiores beneficiárias no ano de 2015. O que Alexandre Frota esconde é que, geralmente, quem tem coragem para fazer vídeo ameaçando mulheres pela internet, confessar estupro em rede nacional, não tem peito e nem a mesma coragem pra enfrentar a Globo!

A política de fomento cultural pode e deve ser discutida. Pequenos e médios atores culturais tem muita dificuldade de conseguirem apoio aos seus projetos. Falta transparência, publicidade dos editais, melhores critérios e, acima de tudo, investimento de verdade na Cultura. Mas não é uma política nefasta de desmonte que resolverá esse problema. Eu confio nos trabalhadores da cultura, artistas, músicos, cineastas, atrizes e atores, dançarinos que estão dando aula de mobilização. E Junho está ai para isso. Unirmos forças, em defesa de nossos direitos.

#ForaTemer #AbaixoARedeGlobo #CulturaResiste #OcupaMinC